Compliance é uma expressão que vem do inglês e significa estar em conformidade com as normas aplicáveis. No âmbito trabalhista, estar em conformidade com a legislação se traduz em um modelo de gestão com a adoção de medidas de transparência e sustentabilidade financeira, compondo parte de um modelo administrativo de governança corporativa.
A adoção do modelo de governança corporativa fortalece a imagem e reputação da empresa, aumentando a credibilidade aos olhos da sociedade e órgãos competentes pela fiscalização.
Além disso, estudos apontam que um plano de compliance laboral pode diminuir e até mesmo eliminar os custos com multas e processos a longo prazo. Como sabem os empregadores, na Justiça do Trabalho, as demandas envolvem elevados valores, o que pode ser evitado por meio de ações que visem o cumprimento da legislação trabalhista.
Além disso, em um plano de compliance trabalhista também é feita a edição de regulamentos internos, visando a padronização e consolidação das regras procedimentais para imprimir regularidade e tratamento igualitário entre os colaboradores.
As normativas internas objetivam suprimir eventuais conflitos entre empregados, além de regulamentar procedimentos relativos às faltas disciplinares, o que traz segurança ao ambiente de trabalho e facilita a tomada de decisões a cada nova situação.
Quais os benefícios de ter um Compliance trabalhista?
Resumindo, a implementação de um programa de compliance trabalhista traz como benefícios: a diminuição de demandas judiciais; diminuição dos riscos do negócio e do passivo trabalhista e a melhoria nas relações de trabalho, que se reflete em aumento de produtividade da equipe.
Para exemplificar:
Conclui-se que a adoção de um plano de compliance trabalhista traz inúmeros benefícios para empresas que prezam pela boa reputação e buscam adotar medidas de cultura organizacional.
Diferente do que se pensava antigamente, estar em conformidade com a legislação e regulamentos internos é uma vantagem competitiva a longo prazo. Assim, para buscar a estruturação e implementação de um plano de gestão, busque um profissional de sua confiança.
______________
Acompanhe mais sobre Direito do Trabalho em nosso Instagram
Leia também:
Abono Permanência; O que mudou após a EC Nº 103/2019?
______________
Jackson Maldonado – OAB/RS 122.093
______________